Concursos de televisão onde o telespectador tem ligar para tentar a sua sorte apresentam fortes indícios de acções enganosas. Sendo a própria entidade reguladora media ERC considerar que “existem fortes indícios de ações enganosas e de práticas comerciais desleais”.
O regulador na sua deliberação refere que “A temática dos concursos públicos de participação telefónica inseridos em programas das estações generalistas RTP1, SIC e TVI, bem como a promoção aos mesmos no decorrer desses programas suscitou a submissão à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) de várias participações e pedidos de informação, recebidos entre 27 de janeiro e 27 de novembro de 2014″
“O Conselho Regulador delibera (…), independentemente da continuação dos procedimentos tendentes à avaliação das participações de diversos cidadãos sobre estes concursos, relativamente aos quais existem fortes indícios de ações enganosas e de práticas comerciais desleais, remeter a presente deliberação aos operadores televisivos RTP, SIC e TVI, subscritores do acordo de autorregulação, convocando, subsequentemente, os mesmos para uma reunião na ERC”.
Pelo que se soube após a reunião, os concursos continuam a existir e a enganar o Zé povinho mas com uma condição, em Vez de Dizerem 10.000 vezes o mesmo, “ligue, ligue”, “1000€ estão garantidos, mas pode ganhar muito mais”, “já imaginou o que fazia com este dinheiro?”, “se fosse a si pegava já no telefone”, Passam a poder dizer só cinco vezes. Verdadeira Palhaçada para tapar os Olhos aos Portugueses!